Friday, December 9, 2011

Brasil anuncia teléfono para denuncias de violencia de mujeres en el Portugal, España e Italia




Brasil anuncia teléfono para denuncias de violencia de mujeres en el Portugal, España e Italia 

Noticia en español más abajo.
Quinta-feira, 8 de dezembro de 2011 às 17:03

Governo amplia o Ligue 180 para atender brasileiras em situação de violência em Portugal, Espanha e Itália


Iriny Lopes comenta, no programa Bom Dia Ministro, a ampliação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 para brasileiras no exterior. Foto: Antonio Cruz/ABr
O governo federal ampliou a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 para brasileiras em situação de violência em Portugal, Espanha e Itália. Assim como no Brasil, o serviço vai funcionar 24 horas por dia e a ligação é gratuita. No programa de rádio Bom Dia Ministro transmitido hoje (8), a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, explicou que o Ligue 180 vai atender as vítimas de violência doméstica, de cárcere privado e aquelas que foram ludibriadas por organizações criminosas com falsas promessas de emprego e acabam cedendo à prostituição. A ideia é ampliar o atendimento para outros países.
“Nós receberemos a ligação da vítima na nossa central de atendimento aqui no Brasil. Então, nós vamos separar e encaminhar, porque cada caso é um caso diferente. Assim, haverá casos em que será diretamente direcionado à Polícia Federal, quando, por exemplo, se tratar de tráfico ou de trabalho escravo. Outros casos, nós encaminharemos ao consulado brasileiro e, talvez, o serviço que aquela pessoa precise, a própria rede de serviço daquele país onde ela está é suficiente. Todos os casos serão tratados, obviamente, de acordo com os nossos acordos bilaterais assinados com os países onde o serviço está instalado.”
As mulheres em situação de violência na Espanha devem ligar para 900 990 055, fazer a opção 3 e, em seguida, informar à atendente (em português) o número 61-3799.0180. Em Portugal, devem ligar para 800 800 550, também fazer a opção 3 e informar o número 61-3799.0180. E, na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 3 e, depois, informar o número 61-3799.0180.
No Brasil, entre janeiro e outubro de 2011, a Central de Atendimento à Mulher recebeu 530.542 ligações, sendo mais de 58 mil relatos de violência. Em 74% destes casos, a violência foi cometida por homens com que as vítimas possuem vínculos afeitos. Os números mostram ainda que 66% dos filhos presenciam a violência e 20% sofrem violência junto com a mãe.
De acordo com a ministra Iriny Lopes, em cinco anos de vigência da Lei Maria da Penha, houve cem mil julgamentos de crimes cometidos contra a mulher e dez mil agressores foram presos em flagrante.
“Os números são animadores. Embora o assunto seja sério e a gente tenha pressa de resolver, não acredito que seja alterando a lei que vamos conseguir, mas, sim, aplicando a lei. Não precisamos inventar leis novas, porque as leis que estão aí dão conta. O que precisa é que as autoridades assumam, efetivamente, as suas responsabilidades”, disse .
Ouça abaixo a íntegra do programa Bom Dia Ministro.

Brasilia, 25 nov (EFE).- El Gobierno de Brasil anunció hoy que habilitará un número telefónico para recibir denuncias de violencia de género de mujeres nacidas en el país pero que residan en Italia, España o Portugal con sus documentos en regla o como ilegales.
El servicio de la línea "Llame 180" será gratuito y estará a cargo de los consulados en esos tres países, escogidos para una primera fase del proyecto que luego será expandido a otras naciones europeas y a todo el continente americano.
"Las mujeres que están lejos se sienten más desamparadas, sin sus familias, muchas veces con la barrera del idioma, y precisan que el Estado brasileño les ofrezca la atención necesaria", declaró al anunciar esta iniciativa la titular de la Secretaría de Políticas para Mujeres, Iriny Lopes.
El anuncio se hizo en coincidencia con la conmemoración hoy del Día Internacional de la Erradicación de la Violencia contra la Mujer, instituido por la ONU en 1999.
El servicio será similar a otro que funciona en el territorio brasileño desde abril de 2006 y que, según las autoridades, ha permitido cohibir en buena medida la violencia de género en el país.
Según datos de la Central de Atención a la Mujer, desde que esa iniciativa está en funcionamiento han sido recibidas cerca de dos millones de denuncias.
Solamente este año, hasta el pasado mes de octubre, el teléfono de atención a las mujeres recibió 530.542 llamadas, de las cuales 58.512 correspondieron a casos de violencia física, mientras que las otras se referían a agresiones psicológicas, morales o sexuales.

No comments:

Post a Comment